COLÉGIO SANTA CRUZ
ENSINO FUNDAMENTAL 2
SANTA CRUZ SCHOOL
PRIMARY SCHOOL 2

Laje jardim do Colégio Santa Cruz
Blocos das salas de aula com laje jardim e brises
Estudo de insolação - aplicação de brises

A Congrégation de Sainte Croix veio do Canadá para o Brasil em 1952. Fundou o Colégio Santa Cruz, cuja primeira sede ficava no bairro central de Higienópolis, mas que logo mudou para um terreno de várzea de 50.000 metros quadrados, quase na margem do Rio Pinheiros, onde está implantado até hoje.

Em 2007 fomos chamados pelo Colégio para elaborar um Plano Diretor que abrangia todos os cursos em todo o campus, plano esse descrito neste site.

A organização espacial do Ensino Fundamental, definida pelo Plano Diretor, previa a construção de dois grupos de prédios, destinados respectivamente ao Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II, interligados por um prédio existente (Edifício Irmão André) que abrigaria as salas de aula especiais (música, laboratórios de ciências, artes, etc.).

Na sequencia da construção do novo edifício para o Ensino Fundamental I, projetamos o Ensino Fundamental II, composto pela reforma de 18 salas de aula, construção de 6 novas salas e todos seus apoios, tais como pátios, refeitório, cozinha, administração, etc.

O Plano Diretor especificou as edificações existentes que deviam ser mantidas. Todas eram térreas e bem projetadas para o uso escolar, mas precisavam ser adaptadas para as novas tecnologias de ensino e oferecer melhor conforto térmico e acústico.

Seguimos uma implantação similar a do EF I para valorizar os jardins existentes e isolar acusticamente as salas das áreas comuns.

As 6 novas salas de aula foram colocadas no pavimento superior, conectado aos prédios de salas especiais e do Ensino Fundamental I, bem como, futuramente, à nova biblioteca de 2 andares. Estas salas são voltadas para o Leste do campus, onde complementamos a ampla vista com os novos jardins superiores, criados nos tetos das edificações existentes para melhorar o seu isolamento térmico.

O novo pátio comum guardou a memória do consagrado nome antigo (pátio azul) com uma nova tonalidade da mesma cor para o piso.

Croqui de estudo do projeto

NOTE ABOUT OUR TRANSLATION OF THE BRAZILIAN EDUCATIONAL SYSTEM

At the time we worked on this project, the Brazilian educational system was organized as such:

Children up to the age of 5 belonged to “educação infantil” which we translated as “kindergarten”

Children who were 6,7,8,9 and 10 years old belonged to the “ensino fundamental I” which we translated as “primary school I”.

Children who were 11,12, 13 and 14 years old belonged to the “ensino fundamental II” which we translated as “primary school II”.

Children who were 15, 16 and 17 years old belonged to the “ensino médio” which we translated as “high school”.

Croqui de estudo do projeto
Outro croqui de estudo
Estudo de insolação para o Colégio Santa Cruz

The Congrégation de Sainte Croix came from Canada to Brazil in 1952. It founded Santa Cruz School, whose first headquarters was settled in the central neighborhood of Higienópolis, but soon moved to a lowland site of 50.000 square meters at Pinheiros’ river bank, where it is until today.

In 2007 we were hired by the School to develop a Master Plan that would encompass all courses and all of the campus, which can be found in this website.

The Primary School’s spatial organization, defined by the Master Plan, foresaw the construction of two groups of buildings, destined respectively to the Primary School I and Primary School II, connected by an existing building (Brother André Building), which housed the special activities classes (music, labs, arts, etc.).

Following the construction of the new building for Primary School I, we designed the Primary School II, consisting of the renovation of 18 classrooms, 6 new classrooms, and all annexes, such as patios, dining hall, kitchen, administration, etc.

The Master Plan had defined the existing buildings that should remain. All of them had one floor and were well made for school purposes, but had to be adapted to the new technologies involved in teaching and offer better acoustic and thermal comfort.

We followed a similar site plan to PS I to bring value to the existing gardens and to isolate the classrooms acoustically from common areas.

The 6 new classrooms were placed on the top floor, connected to the special activities classes and to PS I, as well as, in the future, to the new two-storey library. These classrooms are turned to the campus’ East, where we complemented the view with new roof gardens, to help better insulate the existing buildings.

The new common patio kept the memory of the old one (blue patio), bringing the floor a new blue hue.

Vista do pátio com estrutura metálica
Iluminação natural no interior do pátio
Projeto em estrutura metálica
Pátio com iluminação natural durante brincadeira das crianças
Refeitório da escola
Interior da sala de aula
Corredor das salas de aula
Estudo para implantação do projeto
Detalhe da fachada com brises
Construção de estrutura metálica

São Paulo, SP, Brasil
2011/2013
Reforma e Ampliação para o Ensino Fundamental II
Congregação da Santa Cruz
7.044m²
Concluído

Arquitetura
Aki Dado Arquitetura

Colaboradores
Pablo Esperandio, Jean-Bruno Morissette,
Guta Armigliato, Maíra Bauherz

Projeto Legal
Soluções Consultoria

Projeto Estrutural
RRN Projetos

Projetos de Hidráulica e Elétrica
GERA Engenharia

Projeto de Ar-Condicionado e Exaustão
Willem Scheepmaker e Associados

Paisagismo
Raul Pereira Arquitetos Associados

Projetos de Luminotécnica, Acústica e
Conforto Ambiental

K2 Arquitetura

Colorimetria
João Carlos de Oliveira Cesar

Projeto de Acessibilidade
Soluções Consultoria

Engenharia Civil
Colégio Santa Cruz

Fotografia
Gal Oppido